20070325

Quando é milagre





— Bem... Uma coisa que me impressiona muito são os milagres . Eu os tomo como a principal, e talvez a única prova direta que se pode ter da existência de Deus.

Mas muitos certamente considera ridículo alguém acreditar em milagres...

Ou apenas não entendem porque os milagres seriam prova, uma vez que não passam de fatos mal interpretados como dizem os filósofos.

― Não seria possível provar Deus somente no campo físico, como se prova em laboratório a pressão dos gases, a dilatação dos metais.
As provas da existência de Deus precisam ser buscadas onde a Sua natureza e a natureza do homem se tocam, ou seja, onde a espiritualidade e acontecimentos extraordinários ocorrem juntos.
E também não seria possível essa prova, sem que fosse vontade Dele. E, para mim, os fatos que representam essa convergência das duas naturezas e das duas vontades são principalmente os milagres.
Deus se deixa provar numa relação de sua vontade com a vontade humana, justamente quando concede o milagre. É uma relação íntima em que apenas o indivíduo que recebe o milagre tem absoluta certeza de que é um ato extraordinário em que Deus se manifestou, e somente para esta pessoa trata-se de uma resposta às suas súplicas e à sua fé.

Um pequeno exemplo de como ocorre um milagre.
Um homem, passando a noite por um lugar ermo, soube de uma criança que fora mordida por uma cascavel. Tomou a criança dos braços da mãe e a levou-a em seu carro para um hospital distante algumas centenas de quilômetros, em tempo de salvar-lhe a vida. Ora, somente para a mãe da criança o acontecido foi um milagre em resposta às suas orações, para ela foi certamente um anjo. Qualquer outra pessoa dirá que não foi nada de particular entre Deus e aquela mãe, e que foi apenas sorte.

― Então, Deus apenas manipula probabilidades?

― Não digo isso, mas, ainda que Ele intervenha e inverta a ordem natural, o milagre é sempre contestável, sempre é explicável como simples fenômeno físico, ou como um fenômeno psicológico ou simplesmente atribuível à sorte, a uma certa probabilidade estatística, como se nenhuma lei da natureza houvesse sido transgredida.

– Mas o significado de Milagre é, sabidamente, o contrário do que até aqui exposto: de acordo com a palavra latina miraculum, é alguma coisa maravilhosa, que é evidente para todos.

― Perfeitamente! O indivíduo se maravilha e em grande emoção da o testemunho de suas preces respondidas.

― Mas teria que ser algo inquestionável, como um homem que não tivesse as duas pernas e de repente se apresentasse com elas! – Uma coisa assim jamais aconteceu... Que eu saiba!
― Veja! Se tal fato acontecesse, estaria claramente e perante todos violada a lei natural. Não sobraria para ninguém aquele benefício da dúvida que, em minha opinião,
Caracteriza o milagre. O poder de Deus estaria claramente manifestado a todos, o que tornaria completamente dispensável uma fé previamente existente. Para acontecimentos assim, capazes de despertar a fé naqueles que não a têm, deveríamos reservar a expressão testemunho.

― O milagre resulta de uma súplica feita com fé, enquanto o testemunho é um ato espontâneo de Deus.
O milagre é secreto; o testemunho, ao contrário, é público e precisa ser investigado. O milagre, mesmo quando pedido simultaneamente por muitos, é para cada pessoa um experiencia particular com Deus.
O testemunho apenas raramente é dirigido a um só homem, como foi excepcionalmente no caso do apóstolo Tomé.
Enquanto o milagre inunda de felicidade, o testemunho infunde respeito e temor.

Não se prova a existência de Deus com a evidência própria do método científico, porém está ao alcance do homem encontrar essa prova de modo particular, nos milagres...

— E como todo aquele que procura tal prova com certeza a encontrará, ela tem a universalidade necessária a toda demonstração científica.
Os milagres facilmente acontecem quando nossa vida esta em conformidade com
a vontade de Deus, quando isso ocorre não resta outra alternativa à Deus que a de
sobre nós dar seu testemunho ao qual chamamos de milagre.

Quando acontecerá o próximo milagre em sua vida?