Ninguém é uma ilha, ou melhor ninguém jamais estará sozinho.
Por mais sombrio e inóspito que possa ser a solidão, ainda assim teremos nossa consciência, nossos temores e sonhos; certo é: não estaremos só.
Não nos bastamos a nós mesmos e não cabemos em nós mesmos. Por mais que tentemos nos isolar do mundo e de todos, levar nossa própria vidinha e nos preocupar somente com nossos próprios problemas, mais cedo ou mais tarde percebemos que estamos rodeados por semelhantes.
Lutar contra essa nossa tendência a socializar-nos parece que é como lutar contra nossa própria natureza, contra a substância mesma da qual somos feitos. Talvez seja por essa razão, que nos identificamos tanto com nossos semelhantes e que a dor e a alegria une milhões de "solitários". Nossos dias estão repletos de encontros potenciais, que dependem da nossa própria iniciativa para se concretizar. São um infinito de pessoas com as quais cruzamos todos os dias; pessoas como nós, com sonhos, desejos,ilusões, desilusões, sofrimentos e angústias.
Irmãos, pai, mãe, vizinhos, amigos, pessoas que convivemos na intimidade e colegas de classe ou de trabalho, professores, funcionários que nos servem, chefes e superiores que servimos, pessoas desconhecidas que sempre encontramos no ônibus, no restaurante, na televisão ou no caminho a pé para a escola… rotina e improviso, programado e inesperado se misturam e se harmonizam para constituir a nossa vida.
Diante de todas essas situações do cotidiano, sempre nos são apresentadas duas opções muito claras e distintas: acolher ou rejeitar; ir ao encontro do outro, tomar a iniciativa ou nos mantermos na posição mais confortável, sem arriscar muito esforço, nos entregando à inércia e nos tornamos indiferentes.
Parece que algo dentro de nós, lá bem fundo mesmo, nos impele a tomar a primeira opção, apesar de outras coisas menos profundas, também dentro de nós, nos dizerem para ir pelo caminho mais fácil. E quando finalmente nos decidimos, quando nos arriscamos, algo em nós é transformado: uma nova chama começa a arder.
Ao nos encontrarmos com o outro, com o diferente, nos encontramos com nós mesmos, e nos encontramos com Deus, o Todo-Outro… o Todo-Amor.
Isso a primeira, parece bastante contraditório e paradoxal. Como pode ser possível que, tentando conhecer e descobrir mais sobre outro, sobre alguém completamente diferente de mim, eu venha a ter um conhecimento mais profundo e real sobre mim mesmo, sobre quem sou? Se pararmos para pensar um pouco, veremos que isso faz sim um certo sentido, que não é de todo absurdo.
Como saberíamos que existe o amarelo, se não existissem o verde, o azul e todas as outras cores? Como saberíamos o que é o sabor doce, se nunca experimentássemos nada salgado? Como eu saberia quem sou, se todas as outras pessoas fossem iguais a mim? Não seriam, no fundo, outras: seriam as mesmas!
Reconhecemos a identidade das coisas e das pessoas baseando-nos nas diferenças. Sabemos o que ou quem são pelo contraste, pela diversidade em relação aos que os rodeiam. Daí vem a necessidade que sentimos de nos relacionar, o desejo que nos impele a ir ao outro, ao diferente, para termos uma identidade mais bem-definida, para sabermos com mais clareza quem somos e assim ser com mais intensidade.
Esse processo de ir ao encontro do outro, esse risco que corremos ou não, na maioria das vezes é muito difícil, e até mesmo doloroso, porque nunca podemos nos relacionar apenas com uma parte de outra pessoa: esta é um todo, inteira. Também nós não podemos ir ao outro estando dispostos a dar a conhecer somente parte de nós mesmos.
Quando nos relacionamos com outros, nos apresentamos como somos: com qualidades, alegrias, problemas e mudanças de humor constantes. E não só isso: somos chamados a também acolher o outro como é, na sua totalidade, com todos os defeitos e virtudes.
Muitas vezes existe a tendência de tentar fazer o outro ser um de nós, fazê-lo pensar da mesma forma que nós pensamos e ter os mesmos costumes que nós temos. Essa tendência vai diretamente contra a nossa natureza mais profunda, a nossa sede fundamental por identidade e por sentido.
É como querer que todas as pessoas sejam exatamente iguais a nós: mesmo rosto, corpo, idéias, tudo! Até a morte seria melhor que isso! É exatamente a diversidade que torna o nosso mundo tão belo e tão agradável aos olhos. A unidade não é oposta à diversidade, mas ambas complementam uma a outra e formam uma harmonia necessária à vida.
E para que esse diálogo, intercâmbio de idéias e experiências e partilha de vida, aconteça de fato e dê muitos frutos, é necessário o amor.
Como Paulo disse que devemos amar; não com qualquer amor, mas aquele que é paciente, bondoso, que não tem inveja nem é orgulhoso ou arrogante. É necessário o amor que não é escandaloso, que não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor. É preciso o amor que não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Aprecie as diferenças, a minha e a sua felicidade depende disso.
Boa semana!
Ultimo dia do ano
Dia de fazer reflexão de como foi o ano, lembrar dos momentos bons, dos momentos legais.
Para muita gente fim de ano é só continuação de uma vida sem graça, ou só a mudança de calendário.
Para mim é recomeço. Outra chance para tentar mudar as coisas, mudar o que não gosta, fazer diferente, um novo verão, um novo inverno...a chance de mudar de verdade.
Claro que, olhando para tras, a gente vê que as mudanças mais significativas nem sempre aconteceram no começo do ano, ou nem mesmo, aconteceram no tempo de um ano.
Mudanças são dificeis. Mas uma hora temos que parar e reorganizar, deixar para tras o que não serve, perdoar quem nos feriu, seguir em frente buscando coisas novas, novos desafios e rumos.
Acredito que se tivermos isso em mente durante o ano, temos o poder de mudar de verdade, de reciclar mesmo, de construir para nós um ano realmente novo, com novas coisas e novas alegrias.
Remoer é pessimo. Acho que é isso que eu desejo a todo mundo este ano.
Chega de remoer magoas passadas, chega de tentar mudar o que não pode ser
mudado, chega de enxergar o problema por um ponto de vista apenas.
"Eu quero dizer agora, o oposto
do que eu disse antes, eu prefiro ser
essa metamorfose ambulante.
Do que ter aquela velha opinião
formada sobre tudo...
É chato chegar a um objetivo num instante, eu quero viver...
Raul Seixas disse essa pérola, que pode ser considerada uma lei universal. Porque tudo muda o tempo todo.
Ano novo é uma excelente oportunidade de começar algo novo. Que tal começar o ano novo perdoando? partindo para novos objetivos e esquecendo aqueles que que não deram em nada? Procurando novas oportunidades de emprego, procurando novos interesses e hobbies?
Está nas nossas mãos o poder de viver não apenas um novo ano, mas um ano completamente diferente.
Algumas lições que aprendi esse ano e pretendo levar comigo, não apenas para o próximo ano, mas para toda a vida.
Nada de valioso é alcançado sem esforço constante, algumas dores e ambição. A lei do menor esforço é o caminho para o fracasso.
Sucesso é realização pessoal, e nunca deverá depender do reconhecimento de terceiros.
A paciência constrói relações.
Descobri que sem as pessoas não é possível viver; pois é com elas que descobrimos que somos tão pequenos, diante das possibilidades que a vida nos propõe.
Todas as dificuldades são mais fáceis de vencer, quando conhecidas de verdade.
Quando disser "te amo", diga-o de verdade, não importa qual será a resposta.
Quando disser "sinto muito", olhe a pessoa nos olhos.
Às vezes, o silêncio é a melhor resposta; mas nunca deixe de dar o seu melhor.
Ame profunda e apaixonadamente. Você pode se ferir, mas essa é a única maneira de viver a vida completamente.
A vida me ensinou, e esta me ensinando a aproveitar o presente, como um presente que da vida recebi, e usá-lo como um diamante que eu mesmo tenho que lapidar, lhe dando forma da maneira que eu escolher.
A dizer adeus às pessoas que amo,
sem tira-las do coração; sorrir às pessoas que não gostam de mim,
para mostra-las que sou diferente do que elas pensam; fazer de conta que tudo está bem quando isso não é verdade, para que eu possa acreditar que tudo vai mudar.
Calar-me para ouvir; aprender com meus erros .
Afinal eu posso ser sempre melhor.
Sem desafios a vida não vale a pena. Então desejo a você um 2008 cheio de desafios, e muitas realizações é claro!
- Não sabemos do amanhã, mas sabemos quem nos guia, e assim podemos ter
confiança e alegria.
Felicidade se conjuga num futuro.
Onde a dor não é presente, e o presente é para sempre! - Fernando Iglesias.
Porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante." - Charles Chaplin
Grande beijo! Com a graça de Deus.
ORAÇÃO QUE D-US OUVE
Quando na nossa vida a confiança for maior que o medo, nós seremos maiores que tudo, porque Deus será maior em nós!
Normalmente, é isso que falta na nossa vida: que Deus seja Maior que nós! Porque no concreto dos nossos dias, Deus tem sempre o “tamanho” que nós Lhe deixamos ter...
Para conversar com Deus é preciso antes de tudo aprender a estar em silêncio.
Muitos se queixam que não conseguem ouvir a voz de Deus e, portanto, não há nenhum mistério.
Deus nos fala. Mas geralmente estamos tão preocupados em falar, e falar, que Ele simplesmente nos ouve.
Se falamos o tempo todo, nada mais natural que ouvirmos o som da nossa própria voz. Enquanto nosso eu estiver dominando, só ouviremos o eco de nós mesmos.
A maneira mais simples de orar é ficar em silêncio, colocar a alma de joelhos e esperar pacientemente, que a presença de Deus se manifeste. E Ele vem sempre.
Ele entra no nosso coração e quebranta nossas vidas. Quem teve essa experiência um dia nunca se esquecerá.
Nosso grande problema é chegar na presença de Deus, para somente ouvir o que queremos.
Geralmente quando chegamos a Ele para pedir alguma coisa, já temos a resposta do que queremos.
Não pedimos que Ele, nos fale, o que é melhor para nós, mas dizemos a Ele o que queremos e, pedimos isso.
É sempre nosso eu dominando, como se inversamente, fossemos nós deuses e que Ele estivesse à disposição simplesmente para atender a nossos desejos.
Mas Deus nos ama, o suficiente para não nos dar tudo o que queremos, quando nos comportamos como crianças mimadas. Deus nos quer amadurecidos e prontos para a vida, e essa a eterna. Apesar de nós e nossos pecados.
Quem é Deus e quem somos nós? Quem criou quem e quem conhece o coração de quem? Somos pretenciosos e cheios orgulhos. Se Deus "não" nos fala é porque estamos sempre falando no lugar dEle.
Portanto, se quiser conversar com Deus, aprenda a estar em silêncio primeiro.
Aprenda a ser humilde, aprenda a ouvir. E aprenda, principalmente, que Sua voz nos fala através de pessoas de fatos e sinais, e que nem sempre a solução que Ele encontra para os nossos problemas são as mesmas que impomos.
Ele fala através de pessoas como: os "antigos" profetas; através de pessoas comuns Abraão, Jacó, Daniel, Noé, Josué, o marginalizado samaritano, Marias e Josés; Ele usa o pedinte no sinal, o pastor na igreja ou o ladrão que leva sua bolsa ou carro.
Porque para ele o tempo não é finito e as pessoas são instrumentos, afinal todas criadas por Ele, e para Ele. Deus usa quem quer, como quer e onde quer.
Um sinal pode ser uma "simples" dor na cabeça que passou, ou a descoberta de uma glandula concerígena, uma nuvem do tamanho da mão de um homem ou um terremoto.
Depois de toda grande tempestade, vem o silêncio; aí paramos para contabilizar o projuizo e, agradecermos pelo que restou.
Quando alguém sai de casa a toda pressa, para não perder cinco minutos em um compromisso, e ai no percurso contece um grave acidente; passa vários dias em um hospital, e nesses dias econtra-se com tempo para elevar em gratidão a Deus por estar vivo.
As vezes quando acontece algo "trágico" é Ele chamando nossa atenção. Nessas horas o que está no livro de - Joao 16:33 - (Biblia sagrada) faz todo sentido.
Ele fala sempre, nós é que "escolhemos" se ouvimos logo, ou daqui a anos.
Para Deus o importante é nossa alma, e Ela também é eterna assim como ele.
As vezes ficamos em silêncio só no ultimo minuto de nossa "vida" aqui na terra. Mas por sua misericórdia um dia ouviremos em tempo oportuno. Deus sempre diz sim; e sempre é hora certa para ouvi-Lo.
Deus também diz "não" quando é disso que precisamos. Ele conhece nosso coração muito melhor que nós, pois vê dentro e vê nosso amanhã. Ele conhece nossos limites e nossas necessidades.
A Bíblia nos dá este conselho: "quando quiser falar com Deus, entra em seu quarto em secreto, ora ao Teu Pai."Eis a sabedoria Divina, a chave do mistério e que nunca compreendemos.
Matheus-18.19.20 - Disse Jesus: Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.
Porque, onde estiverem dois ou três reunidos EM MEU NOME, aí estou eu no meio deles.
Lamentações-3.25.26 - Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é ter esperança, e aguardar em silêncio a salvação do SENHOR.
Mas ainda é tempo...Encontramos no livro de Provérbios a seguinte frase: "As palavras são prata, mas o silêncio vale ouro" A voz do silêncio tambem é a voz de Deus. E falar com Ele é um privilégio maravilhoso acessível a todos nós.
"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda a consolação; - Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos".
(2Coríntios 1-3/6)
... O tempo e a vida "passa", mas a voz doce de Deus não.
QUAL É O SEU PROBLEMA?
Quando ouço esta pergunta, o meu único problema é com a resposta.
É que eu não nunca tenho problema algum... Caso excepcional num mundo mergulhado em problemas? Não!
A verdade é que “agora”, nem eu nem você ou qualquer pessoa que habita o
planeta terra tem problemas. Milagre? Também não!
Todos os nossos problemas estão no passado ou no futuro e se a gente vive
num eterno mar de lágrimas é porque nunca estamos no presente.
Ou estamos apegados às lembranças do passado ou às expectativas do futuro: nunca ao presente que é, de fato, a única coisa que temos.
O engraçado, pra não dizer trágico, é que tanto o passado como o futuro não
existe. São apenas ilusões da mente, logo, os problemas também são ilusões.
Você está sofrendo por coisas que já aconteceram ou que “talvez” vão
acontecer. Como você não pode mudar o passado e tão pouco prever o futuro,
sofre a toa.
O pior é que com essa mania de sofrer a toa você acaba contagiando outras pessoas com seus problemas e assim, contaminando o planeta com a pior poluição que a mente humana já criou: sofrimento.
Descartes disse: “Penso, logo existo” deveria ter dito o contrário!!!
A pergunta é: Qual era o seu problema? Ou qual será o seu problema?
A resposta é a mesma para ambas. Mudança, seja de pensamentos ou atitudes, mas sempre será mudança.
Ótima semana a todos.
Atitudes Inteligentes
A vida tem a cor que você pinta.
Pensando bem, todos nós, ao fazermos nossas opções, escolhemos caminhos, desenhamos de certa forma o futuro.
A civilização chinesa ensina, inclusive, que semear é decisão e responsabilidade de cada um, todavia a colheita é conseqüência; só se colhe o que se plantou.
A idéia é de que se viva o presente da maneira que melhor aprouver, contudo se vá pavimentando as trilhas do amanhã.
Perder tempo com coisas fúteis é problemático. Recompor o que passou faz um diferencial significativo, daí a sentença: “podemos matar o tempo, mas ele também nos enterrará”.
Pensando bem, esses cuidados são necessários porque o amanhã chega, quer estejamos preparados ou não. A sabedoria popular inclusive ensina – “quem não quiser quando pode, quando quiser poderá não poder”.
Os cenários, portanto, precisam de observação continuada. Não adianta ignorar variações. Nada deixa de existir pelo simples fato do desconhecimento. Fatos há quem diga serem até teimosos; repercutem mesmo quando se tenta ocultá-los. Petrônio Portella dizia que “ninguém briga com fatos”.
Fato é realidade, aconteceu.
O novo dia amanhece para quem está desperto, atento, procurando descortinar o que é melhor, buscando um posicionamento ideal.
A falta de interesse e a decisão que se arrasta matam qualquer negócio.
As chances nem sempre se renovam. A história é rica de perdas importantes, de desperdício de oportunidades, pessoais ou empresariais, por falta de vibração.
A competição acontece em todos os momentos, em circunstâncias às vezes nunca imaginadas, numa diversidade de argumentos que impressiona, porém que define a opção.
Ser perdedor é muito ruim, deprecia. A recuperação é bastante custosa. O insucesso impregna e sua repercussão negativa se alonga. Recompor uma imagem proativa cobra intenso trabalho.
Matar um elefante é fácil, difícil é remover o cadáver.
Muitas vezes incomoda pelo resto da vida.
Por - Aucélio Gusmão
In Memoriam
Tenho horror a tributos, a quem já se foi [ In memoriam ] até porque eles só existem para evocar os mortos.
E eu não acredito neles – nem nos tributos e muito menos em mortos.
Por mim, a vida é maior que a própria morte em si e defuntos são fantasmas que criamos para tornar nossa existência algo temeroso e com prazo de validade.
Por isso, enterro todos os vivos que acreditam nos mortos, e a própria morte, como ponto final de uma história que não tem fim, em uma sucessão infinita de recomeços.
E dou bom dia a todos os vivos, físicos e espirituais. À vida, pois é eterna.
E não vou me despedir de mim nem mesmo quando partir desta para uma melhor.
Não acredito na morte. Ou melhor acredito apenas e tão somente na vida, prova disso é que meu epitáfio já esta pronto desde o meu primeiro instante de vida.
Nele está contido uma verdade efêmera e eterna e ao mesmo tempo absoluta e extremamente relativa, pois, é uma escolha; [ RECOMEÇO ].
A vida é assim, acreditem ou não, ela não tem fim e não para nunca. Eu não vou morrer, apenas vou desencarnar, será mais um recomeço.
Mas pasmem se eu lhes disser que há, mais defuntos pelambulando por aí do que parece, não reconhecemos à primeira pois não estão devidamente identificados, ou melhor; elas ainda não escolheram seus epitáfios, e muitas vezes por pura covardia.
Não é tão difícil de encontrar por aí, tumbas itinerantes. Observe bem ao seu redor e logo identificará, gente que à muito não faz um elogio, que nem se quer sabe dizer um eu te amo, mesmo que com outras palavras; já faz tempo que não doam um carinho, não diz uma palavra de conforto à um amigo, um familiar ou um companheiro de trabalho.
Gente que à muito tempo, não recebe um carinho, pois não se permitem, gente que não faz uma oração, que não recebe um sim significativo, dos que o cercam.
Gente que não muda nada à tempo.
Pessoas que vivem empurrando com a barriga, uma decisão importante, e muitas vezes encontram-se desanimadas com tudo e com todos; mas se negam à ver si mesmas como sendo o problema, ou ao menos parte dele.
Depois de feito essa análise, será que você já pode escolher seu épitáfio? [- -] esse espaço é o seu, preencha-o da melhor maneira possível.
Pois sempre é hora certa pra acreditar na vida, todo momento é momento oportuno, para uma despedida de tudo aquilo, que não é vida.[RECOMEÇO]
Em uma oração simples diz a Deus, que lhe traga a vida de novo, e se não puder fazer isso apenas diga: Deus tenha misericórdia de mim; já é o suficiente pra Ele te dar um RECOMEÇO.
Ele é o único que ressussita mortos, sejam eles espirituais ou físicos.
A vida recomeça com o perdão - Tenho a impressão de que não temos motivos para lembrar de ninguém. Ou melhor, evocar "vivos" que já morreram; mas que por motivo ou outro ainda insistem em aparecerem como fantasmas.
Numa tentativa ou outra de fazer a gente lembrar dos momentos passados, e com isso acharem que tem direito de se manterem vivos em almas alheias.
O verdadeiro vivo, está à aquecer o coração das pessoas.
Os "vivos" fantasmas estão apenas vivos na memória, e por isso deixam os coraçoes frios.
E a qualquer descuido eles estão a assombrar outros viventes. Mas um dia ou outro vão acabar por morrer, porque serão esquecidos, junto com todos os outros que já se foram.
Não cabe aqui no texto,mas no contexto sim; Deixem que os mortos enterrem seu próprios mortos - Palavras de Jesus o Cristo.
Será que não temos memória? Ou sofremos de amnésia voluntária? Quero ser lembrado em vida, e que me esqueçam quando for fazer o rito de passagem.
Sim, estou aqui de passagem. E tudo me faz crer que o próximo destino deve ser bem melhor.
Precisamos existir sempre, para sempre...
Sempre como boas recordações, ou no máximo deixar saudades.
Os vivos, são pessoas que se preocupam com o bem comum, que não trazem consigo só os sonhos, mas também a possibilidade de realiza-los.
Os mortos trazem angustias, desilusões e sofrimentos.
Seres incompetentes esses humanos! Descobri isso não faz muito tempo.
Mais do que nunca, à uma pergunta que nunca tive resposta na infançia, tem agora uma ótima explicação.
Afinal, o que eu gostaria de ser se não fosse homem?
À primeira. Queria ser leão.
Na infância sempre quis ser um leão.
Dos grandes e dentuços (sim, porque leões não têm chifres).
Pisam na Terra com força, sem fazer barulho, usam a pata para espantar hienas e outros animais covardes e fracos.
O leão é um animal nobre.
Não persegue, não trai, não ataca sem ser tentado, mas jamais se acovarda se for provocado.
Não tem mau instinto.
É extremamente tranquilo e pacífico.
O leão só ataca quando é extremamente nescessário.
É um predador honesto, só se serve quando a nescessidade é eminente.
É por isso que na floresta ele é rei por exelência, e um monarca insubstituível.
Vou continuar querendo ser leão quando "crescer".
E você que bicho será?
Se todas as criaturas fossem como o leão, os sem vergonhas inescrupulosos, se acabariam, porque temeriam a ferocidade e cumpririam seus deveres com mais precisão.
O sentimentalismo estraga a maioria das criaturas.
Por serem tolerantes, vão adiando, vão perdoando, vão tolerando, e o numero de sem vergonhas só vai aumentando.
O problema as vezes é uma fatalidade. Acabam por ser a maior atração de um circo bem xumbrega. O mundo nem sempre é justo.
Prefiro a morte, à que levem os meus dentes para fazer amuletos [Sem tributos].
Mas nasci gente, ora, embora acredite que meus semelhantes, assim como eu, já começam a desenvolver, ou melhor, a retroceder não para a Idade da Pedra Lascada (numa análise bem primitiva), mas já estão a se adaptarem bem, para a convivência na selva.
Já sou capaz de me sentir mais protegido nas florestas intocadas de Papua Nova Guiné do que na vulnerável vida social.
Confio mais na palavra não dita de um elefante do que na voz ativa de um bicho-homem que se veste de gente só para exercer sua superioridade conquistada a custo de muita conversa fiada e pouca presença de espírito.
O homem é dos animais, o mais nocivo que já vi à solta.
Alguns são os maiores predadores de almas, matam sonhos, desperdiçam tudo, e ainda se divertem com o sofrimento alheio.
Se pudesse mandaria enjaular cada um daqueles que tornam a vida uma rotina selvagem, para que, finalmente, possa me sentir um pouco mais livre.
Sim, vou "morrer" um dia. Mas de outra coisa, que não seja por covardia e indiferênça.
Que bom! menos um problema na vida.
Minha homenagem - À TODOS os vivos. E uma ótima semana.
TUDO BEM?
Uma pergunta das mais freqüentes é sempre essa: Todas as vezes que nos cruzamos com alguém que nós conhecemos. "Tudo bem?".
Dizemos sempre que SIM, independentemente do que sentimos, numa tentativa de a outra pessoa perceber que não estamos bem ou por e simplesmente de guardarmos alguns sentimentos e problemas.
Mas o certo é que: só quem se interessa e se preocupa realmente por nós é que nos faz esse gênero de pergunta, “se de forma sincera claro” ou então mergulha no nosso olhar e pensamento e percebe sem ser preciso proferir uma única palavra que seja!
Talvez pelo medo das respostas e do que leva a essa situação preferimos optar pela primeira.
A maioria das vezes preferimos responder à primeira, também. No entanto ainda mais raro - e ainda mais difícil de responder - é o És feliz?.
Será que alguém se importa com isso?! Afinal, o que importa aos outros a felicidade alheia?
Somos todos uma cambada de egoístas que está no mundo para passar o tempo a ignorar os outros. Essa é a impressão que as veses insiste ficar.
O estar bem ou mal não incomoda ninguém. O problema é: Estar feliz - a nossa felicidade tem um peso incrivelmente grande na vida dos outros. Até a felicidade alheia muda os ventos, em outra direção.
Nunca te perguntei se és feliz - também nunca me cruzei contigo na rua. Mas podes ficar certo que posso te encontrar dia desses e responder-te a isso.
Sim! E também, talvez consiga ver em você muito além do que dizes, talvez consiga ver no seus olhos, se és realmente feliz.
Por vezes as pessoas confundem o estar bem com o estar feliz, para muita gente o significado é igual - ignorantes...
Talvez o estar feliz, nos dias de hoje, não seja tão importante como parece.
Enfim, tudo isto para dizer que o mundo não se importa. Se estás feliz isso só te diz respeito a você - Que estranho, eu quero, sempre, ver-te feliz.
És feliz mesmo quando ris? Ou és como alguns...fechas as portas do seu mundo...só tu sabes como te sentes...e os outros apenas sabem que te andas sempre a rir...de bem com a vida... mas no fundo... como me disseram uma vez...atrás do teu sorriso..existe sempre uma lagrima.
És feliz? Se sim, bem vindo ao clube.
Se não, posso providenciar sua inscrição, tão rápido quanto queira. E fácil assim?
A lei da facilidade não é tese, mas necessidade a ser incorporada para suprir atrasos ou garantir maior objetividade no que temos e queremos que executar e ou viver.
No mundo do instantâneo, e contra todos os ensinamentos da minha “Vó”, o leite com chocolate não mais depende do liquidificador. Mas em comum, e de o ontem para o hoje, nada nos afasta das responsabilidades e controles.
Apenas adicionamos mais dinâmica ao que temos que fazer.
No estagio atual do ser rapidinho, muitas coisas que pesam a favor, também se misturam com químicas, que mesmo sendo de aparente melhoria, não substituem os valores que temos que preservar rumo a um caminho que nos qualifique como pessoas.
É fato que todas as mudanças são resultantes de certa insatisfação, e junto com uma necessidade contínua de renovação para continuar mantendo-se vivo.
Administrar isso, é poder viver melhor (nem sempre o máximo), mas com a sabedoria de reter conhecimentos tanto quanto saber utilizá-los.
Jamais devemos esquecer que a técnica (conhecimento e recursos) não pode ser maior do que a compreensão dos motivos que justificam os esforços para seu uso e êxito. Dessa forma vamos entendendo e superando os tropeços do dia a dia.
Mas mudando o sentido da palavra, ser considerado uma “COISA” pode significar o isolamento por chatice, seja por ser muito competente ou pela ausência.
Meu inconsciente competente junto com minha imaginação fértil, pede pela capacidade de pensar, mas sem esquecer que dependo dos momentos frente a frente, dos olhos nos olhos, dos abraços, da responsabilidade frente aos que conquistei, das respostas e das muitas perguntas que ainda farei para que meu “Eu” permaneça com os princípios que valorizam o sentimento de gratidão pelas pessoas importantes que fazem parte de nossos momentos bons e maus.
ser grato a Deus pela sua graça incondicional, não aceitar a forma primária e decadente que a vida muitas vezes nos impõe, ter atitudes dignas der ser amável por aqueles que nos cercam, fazer diferença na vida das pessoas pelo bem, considerar esses valores e ter alegria pelo simples fato de estar vivo e poder, respirar, ter cheiros, sentir o calor e essência das pessoas, sentir brisas...
Ver a vida sob essa perspectiva, acredito eu que não é acreditar em elefante cor de rosa, ou querer enxergar cores, onde tudo é preto e branco, como quase todas as coisas que acontecem por ai.
Tudo bem? - Pode não ser fácil; mas será que ainda podes responder-me a outra – És feliz?
Até a próxima semana.
CERTAS PESSOAS
As pessoas certas são aquelas que têm a habilidade de dividir suas vidas com os outros...
Elas são honestas na palavra e nas atitudes, são sinceras e compassivas e sempre dão por certo que o amor é parte de tudo.
As pessoas certas, são aquelas que têm habilidades para doar aos outros e de ajudá-los com as mudanças que surgem em seus caminhos.
Elas não têm medo de ser vulneráveis; elas acreditam que são únicas e têm orgulho em ser sinceras e reais.
As pessoas certas são aquelas que se permitem os prazeres de estar próximo aos outros e se importam com a felicidade deles.
Elas vieram para entender que o amor é o que faz a diferença na vida.
As pessoas certas, são aquelas que realmente tornam a vida mais bela.
Certas pessoas, podem ser as pessaos certas ou apenas certas pessoas.
Podem ser amigos certos, filhos certos, amantes certos, e certamente serão felizes.
Como humanos, podemos e devemos ser sempre a pessoa certa na vida de alguém.
Use sua sensibilidade para notar e entender as mudanças que ocorrem a todo momento no
processo da vida, e esteja de bem.
Nós somos donos de nosso tempo....da nassa vontade...da nossa atitude.
Um pai, uma mãe, pode ser a pessoa certa na vida de um filho, ou não.
Assim como um pai, uma mãe pode dar carinho, dar educação, colocar em uma escola certa, e ensinar-lhe um caminho de fé.
Ou então deixar que ele procure sozinho. E ele pode encontrar sozinho, o caminho certo ou não.
Sozinho podemos encontrar amigos certos, o emprego certo, um amor certo e sobre tudo, viver uma vida feliz ou não. Mas tudo isso se tiver muita sorte.
Na vida o que nunca devemos mesmo é achar que podemos viver sozinhos.
Toda pessoa deve conhecer e reconhecer que viver sem Deus não dá.
Devemos confiar nEle, para saber qual o caminho certo seguir.
Podemos encontrar, motivos para louvar a Deus, quando O buscamos de todo coração.
Certas pessoas conseguem experênciar milagres, quando deixam Deus ser a pessoa certa na vida delas.
Devemos ousar, e confiar em Deus como sendo o provedor de tudo.
Em Deus podemos ousar e sonhar.
Ouse sonhar, pois os sonhadores vêem o amanhã.
Ouse realizar um desejo, pois desejar abre caminhos para a esperança e
ela é o que nos mantém vivos.
Ouse buscar com fé, as coisas que ninguém mais pode ver.
Acredite na magia dos momentos, pois a vida é cheia deles, mas,acima de tudo,
acredite em si mesmo...
porque dentro de você reside toda a fé nescessária para construir a esperança,
do amor e dos sonhos de amanhã.
Mas é preciso muita coragem, para reconhecer o verdadeiro ao invés do conveniente.
"Somos infláveis na nossa escolha de amores, particularmente quando precisamos da pessoa errada. Existe um instinto, uma força magnetica ou antena que busca o inadequado.
A pessoa errada é, obviamente, certa para determinadas coisas - para nos punir, oprimir ou humilhar, para nos desiludir, abandonar ou, pior ainda, para nos dar impressão de não ser inadequada, mas quase certas, mantendo nos assim presos no limbo do amor.
Não é toda gente que é capaz de fazer isto".- H. Kureish, in: Meia-Noite Todo o Dia.
Tenha uma boa semana, um bom dia, e uma ótima oportinidade para ser a pessoa certa na vida de alguém..
Que tudo em sua vida seja ótimo hoje e sempre, que a paz, a alegria, a
simplicidade e a esperança perpetue em sua alma por toda a sua existência...
Portanto...ame a Deus e a si mesmo e a todos ao seu redor...
Lembre-se o nosso mundo, é um eco de nossas ações, atitudes e pensamentos.
SERÁ QUE O PRETO LHE CAI BEM
Gosto de vestir preto, o preto é uma cor que cai bem em qualquer situação.
O preto veste bem; magros, e ainda melhor os cheinhos.
O preto básico é universal, pode ser usado só ou composto com outras peças.
O preto é casual, o preto tem glamour. Mas certamente que não estou aqui pra falar de roupa, porque não tenho aptidão para estilista.
Mas será, que o preto sempre cai bem?
A certeza de que a vida nos surpreende a cada dia é assustadora. Acordamos, sentimos que pode ser um dia igual ao outro, e um simples gesto ou atitude de alguém acaba com a expectativa de um dia feliz.
Já vos deve ter acontecido, ficarem com a noção plena de que quem vos rodeia está vestido de preto, mesmo que a camisola que vista seja rosa pink, ou uma roupa de dormir azul celeste.
O preto fica-lhes bem! Mas ficará sempre?, ou apenas, quando a nuvem que os protege da maldade se evapora, e nós, comuns mortais, temos a oportunidade de os ver de forma nítida?
Tenho este contraditório costume, de achar que tudo tem que ser claro e transparente, por vezes acho que estou errado, mas na grande maioria tenho a certeza de que estou certo e é assim que deve ser.
Não gosto de vestir preto. Ou melhor, não gosto que o preto que me fica bem no corpo, me vista por dentro, me invada a alma e me transforme de forma negativa num nojento como tantos que encontro por ai, que se disfarçam de sorrisos e palmadinhas nas costas, mas que tem atitudes mesquinhas.
Não vou aqui ser hipócrita em dizer que as vezes me pego vestinho um pretinho básico. Mas confesso, não me sinto bem, não me cai bem vestir a alma de preto.
Visto a alma de preto quando, sou indiferente as pessoas que me rodeiam. Me visto de preto quando tenho a oportunidade de ser util a alguém, e por pura insensibilidade, digo pra minha mente sórdida: Não posso fazer nada, afinal essa pessoa tem tantas outras pra lhe ajudar, que nem vou me dar o trabalho de ouvi-la.
Engana-se quem acha que só os menos abastados, é que precisam de ajuda, o que não falta é gente abastada, mas com doenças "incuráveis" e sentimentos destruidos. Sentem falta de tudo, e até uma "simples" conversa, mero conselho seria suficiente, para salvar um dia dessa pessoa, e com isso ela passar a ver a vida do outro lado da janela.
Mas o pior, é quando algumas almas se acostumam com o preto, e esse lhes passa a cair bem. Esse traje apresenta se glamouroso, ele vem cheio acessórios, e geralmente a pessoa que as veste, vem de branco por fora.
É a pior de todas, é a mentira que deixou de incomodar, e passou a ser “verdade”. Na maioria das vezes essa alma esta arraigada a uma crença, em uma religião.
A “religião” é a industria fabril das almas. Ela lança moda, faz estilo, dita a regra das estações.
Como o preto disfarça uns quilinhos a mais ,a religião esconde com seus trajes pretos, as mentiras mais arraigadas e difíceis de se dissipar.
Ela faz ferida, mas engana. Tras consolo para essas mesmas feridas, e essas passam a ser companheiras de caminhada das pessoas.
E ferida como todos sabem, quem tem quer esconder, e se por ventura alguém descobre, e quer falar sobre o assunto, a pessoa logo se defende dizendo que está tudo bem, que já esta quase curada.
Mas ferida não cura deixando ela quietinha. Ela tem de ser lavada, tratada, e dói muito, até que ela esteja totalmente curada.
Imaginar que só porque acostumou com a dor, e que se não mexer com o ferimento ele vai deixar de existir, é engano, e ela acaba comprometendo outras partes do corpo, e causando ainda mais doenças a partir dela.
Não precisamos receber palmadas nas costas, nem sorrisos frios. Precisamos apenas de pessoas transparentes e comprometidas com o bem comum.
Será que é pedir assim tanto nos dias de hoje?
Porque se for verdade, crua, amarga, estranha e fria. É muito melhor do que qualquer mentira por muito bonita que seja.
Sinceramente não é pedir muito. Penso que devemos tratar e ser tratados com respeito pelo unico motivo de sermos humanos.
Todos deviam ter um dicionário. Assim poderiam ler o que quer dizer, Ser Humano.
Nunca li em dicionário algum, sejam eles comuns ou técnicos, que ser humano implicaria dualidade de critérios.
Somos ou não todos iguais?
Se somos dou-te razão em não quereres que o preto te assente tão bem. Eu também não quero.
Para cultivar as potencialidades e méritos das pessoas, não precisamos usar nada que os desmereça e ofusque sua autenticidade.
Podemos ser-mos amoroso no rigor e afetivo na crítica.
Muitos elogios vestem-se de preto, mesmo que estejam de brancos por fora.
Temos sempre que ousar na crítica, pois a crítica pode ser útil formar uma conclusão honesta do real.
Fazer uma crítica requer atenção, requer muitas vezes de muito carinho, mas pode ser ela a responsável pela maioria de cura das feridas da alma.
As maiores vitórias e curas, sempre estão envoltas de algo muito simples, e por isso na maioria das vezes, passam por nós como se fossem insignificantes, e até mesmo patéticas. Mas o que é importante está nas pessoas com atitudes positivas. Em pessoas de fé, que buscam a Deus em sinceridade de coração.
São almas que vestem branco, e que muitas vezes estão trajando vestes sórdidas por fora. Não porque querem, mas porque suas escolhas o levaram a reconhecer que o que importa mesmo na vida, é a cor das vestes da alma.
O milagre por ser gratuito, é alvo de descrétito em nosso tempo, mas milagres ainda acontecem todos os dias.
Se queres saber o que quero dizer. Acesse agora mesmo. www.bibliaonline.com.br/aa/2rs/5
Um não diferente
É tão difícil ser diferente? Acredito que realmente difícil é fazer diferente e não ser indiferente.
Por que as pessoas não podem respeitar que você não é igual a todo mundo, ou pelo menos a maioria?
Que você não faz questão daquilo, não importa a mínima pra você. Por que é tão difícil para os outros respeitarem a sua opinião?
Gosto de elogios, gosto de ouvir sins, gosto de ouvir promessas, mesmo as feitas de maneira irresponsáveis.
Não gosto de crítica, mas tenho que reconhecer que a crítica honesta, responsável é a que me da parâmetros para vida.
Uma autocrítica mesmo a mais severa me leva a pensar com inteligência a forma de versar e encarar os fatos.
Devemos apreciar o afeto do amigo que corre o risco de provocar teu ódio ao chamar tua atenção para as tuas fraquezas e faltas; pois somos todos tão levianos que só percebemos qualidades em nós mesmos e só gostamos de ouvir elogios.
Assim nossas imperfeições, vistas por todos, são por nós ignoradas e acompanham-nos até o fim da vida. E nove em dez, odiamos quem no-las revela, mesmo com a intenção de nos beneficiar. (Walter Raleigh)
Acho que venho conseguindo dizer os "nãos" que quero, mas tem vezes que é difícil. Esses nãos são difíceis porque eles tem que ser ditos a mim mesmo. Porque dizer sim para pessoas é a coisa mais fácil do mundo. Elas acreditam em qualquer coisa mesmo! Desde que seja “bom” para os ouvidos. Basta querer, ou ter um pouco de disposição para ouvir que tudo da "certo".
Mas dizer não para mim mesmo é realmente complicado. Mas é o que importa, é o não que me faz sentir importante e ao próximo também.
São nestes momentos que temos noção de que a vida é curta, que na vida subitamente o inesperado também acontece.
Nos dias em que pensamos que estamos tristes, esquecemo-nos que existem coisas bem piores, fome, pessoas doentes em estado grave, pessoas sozinhas que vivem na rua à espera todos os dias por um prato de comida e de um pouco de carinho e atenção.
Dar valor à vida, são palavras que muitas vezes não entram na cabeça das pessoas pois, preferem dar importância a coisas que olhando bem, não têm qualquer significado.
Triste, é quando as pessoas percebem que erros que cometeram no passado possam ser esquecidos no presente, porque neste momento precisam de quem magoaram.
Se há algo em que acredito, é em Deus e tenho a certeza que Ele nunca nos deixa desamparado. Por mais que o critiquem, o ignorem, o desprezem quando já ”não precisam Dele”, Ele sabe que um dia toda a pessoa precisa Dele e mesmo assim não vacila quando é chamado pois, todos nós precisamos de acreditar em algo superior, que nos dá força para enfrentar os obstáculos e adversidades da vida e só assim conseguimos acordar no dia seguinte de cabeça erguida e dizer “Eu acredito!”.
É tão fácil apontar o dedo quando vemos as situações pelo lado que nos convém, mas o que é fato, é que nem tudo é conforme nós pensamos.
As pessoas têm medo de falar, de se assumirem, e de assumir sentimentos bons.
Escondem o que é tão bom de ouvir, por simples insensibilidade.
Para quê afastarmos as pessoas de que amamos, por mísera falta de querer sentir, ou pura falta de fé? Não ela a que faz toda a diferença?
Por que é que só em situações extremas damos valor às pessoas que nos rodeiam?
Hoje não peço por mim.
Encontro-me triste, algum receio, mas com a fé que nunca perdi, mas que as vezes vacila em momentos de maiores dificuldades .
Eu acredito que Deus me ouça quando peço com o coração sincero, quando me lamento, e quando agradeço pelo dom da vida.
Sabe que também sei sorrir e fazer sorrir, amparar quando muitas vezes mesmo com medo, sei amparar quem precisa. Não o faço para agradar mas para me sentir bem porque se fosse ao contrário gostaria que me estendessem a mão também.
Ninguém é igual a ninguém, todos somos diferentes, viemos a terra com missões diferentes, mas com finalidades iguais.
A diferença seja qual ela for, deve ser respeitada porque precisamos uns dos outros por essas mesmas diferenças e devemos pensar é que se fossemos todos iguais o mundo era uma grande chatisse. Seria deprimente pensar que somos todos (bois do mesmo pasto).
Aquilo que não vale a pena mesmo é sermos ignorantes e vivermos no nosso mundinho com pensamentos [ ] que não nos permitem uma troca de opiniões porque apenas o que dizemos e o que acreditamos está correto.
Podemos relevar ignorância e desconhecimento, não podemos relevar, é hipocrisia e indiferença pois, apesar de existirem no mundo em que vivemos, são coisas que acho que só com a vida as pessoas aprendem.
Por isso acredito que os dias são sábios, e que por obra dessa mesma sabedoria que as coisas acontecem em nossa vida.
Nada do que acontece, acontece por acaso, tudo tem uma razão de ser, tem a hora certa para acontecer, essa é a expressão de fé, de que Deus está sobre tudo e todos. E Ele sempre cumpre com sabedoria seus propósitos.
Boa semana.
VOCÊ PODE VIVER OU SOBREVIVER
Por vezes a vida é um eterno perde e ganha,
ou pode se dizer cheia de escolhas feitas ou não,
apesar que, não escolher já é.
Podemos mais ou menos tudo, e é talvez por isso, tudo mais ou menos.
Fazer uma escolha, e aceitar uma renuncia, é acreditar que para ganhar experiência, temos que perder a juventude, pois os dias trazem sabedoria.
Para ganhar a felicidade, temos que perder o medo, e arriscar mais.
As vezes para ganhar um amor temos que perder uma paixão, mas o contrário também é possível.
Para ter uma compania, tem que abrir mão da solidão.
Para ganhar a liberdade temos que nos livrar de algumas prisões.
Mas não sei qual é a logica, as pessoas insistem que para ter paz é preciso fazer guerra. É porque as vezes, entre guerra e paz, o amor não tem logica.
Para ganhar uma certeza, temos que perder uma duvida ou então a vida se torna
um eterno quase. Mas quase viver é já estar morto, e quase morrer é ainda estar vivo.
A gente pode
morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos,
numa cidade mais ou menos, e até ter uma educação, mais ou menos.
A gente pode, dormir numa cama mais ou menos,
fazer uma refeição mais ou menos,
e, até, ser obrigado a acreditar
mais ou menos no futuro.
A gente pode, olhar em volta e sentir tudo até mais ou menos.
Tudo bem! O que a gente só não pode
nunca, mesmo, de jeito nenhum,
é amar mais ou menos,
é ser amigo mais ou menos,
é namorar mais ou menos.
é ter fé mais ou menos,
é acreditar mais ou menos,
que vai receber um milagre.
Não podemos é acostumar com o que não nos faz feliz.
Podemos nos revoltar quando julgar necessário.
Se achar que precisa voltar, volte!
Se perceber que precisa seguir, siga!
Se estiver tudo errado, pode começar novamente.
Se estiver tudo certo, deve continuar.
Se sentir saudades, mate-a.
Se perder um amor, não se perca!
Se o achar, segure-o!
Não fazer essas escolhas é correr o risco de ser tornar
uma pessoa mais ou menos.
Mas podemos escolher... Viver ou sobreviver
Você vive quando deixa que a vida flua naturalmente, sabendo que
cada momento tem sua importância na construção da sua história pessoal.
Você sobrevive quando, escravo do tempo se angustia à espera
de um próximo evento.
Vive quem percebe a leveza de uma música, quem sente o pulsar
de seu coração, quem se encanta com as sensações que
seus sentidos lhe proporcionam.
Sobrevive quem não sente, não ouve, nem percebe os diversos
apelos que seu próprio corpo lhe envia.
Sobrevive quem apenas conquista.
Vive aquele que soube conquistar, mas que soube encontrar os meios para aproveitar e saborear tudo aquilo que conquistou.
Vivem os que sabem valorizar a trivialidade dos pequenos gestos,
das simples palavras, dos pequenos eventos.
Pois são eles que escrevem a nossa história verdadeira.
Só náo pode, é faltar, vida, amor, valor...
Sem mais nem menos.
Boa semana!!
E AÍ, MEU AMIGO, CADÊ VOCÊ?
EXISTEM COISAS QUE...
Têm um momento próprio para acontecer, uma hora um minuto um segundo. Existem sentimentos para serem escritos, e palavras para serem ditas. Estas tinham de ser neste momento.
Um olhar de cumplicidade;
Uma fotografia cheia de luz, mesmo, no meio da escuridão.
Uma mensagem repleta de esperança, força e vida.
Uma música absolutamente fora do mundo, mas, dentro da nossa alma.
-"É difícil conviver com esta elasticidade... as pessoas se agigantam e se encolhem aos nossos olhos.
Nosso julgamento é feito não através de centímetros e metros, mas ações e reações, de expectativas e frustrações.
Uma pessoa é única ao estender a mão, ao recolhê-la inesperadamente,
se torna apenas, mais uma.
O egoísmo unifica os insignificantes. Não é a altura, nem o peso, nem os músculos que tornam uma pessoa grande... é a sua sensibilidade sem tamanho!"
(Willian Shakespeare)
Você sabe?
Você pensa que sabe quem eu sou, eu penso saber quem você é.
Você não sabe que não sabe, eu também não.
Vivo uma vida de ilusão, não sei de onde vim, não sei para onde vou.
Se você me pergunta, digo que sei, na verdade, sei não.
Admitir? Nunca! Sou temeroso,medroso,metido.
Sou cabeça dura, osso duro de roer, c o n v e n c i d o. Por quem? Não sei!
Se meus pensamentos são morbidos, meus sentimentos serão sórdidos e minhas atitudes se tornarão hostis, então serei um ser humano inconveniente, primeiro a mim mesmo e depois a meus semelhantes.
Mudar de idéia? e no que creio? Nem pensar!
Acredito no que nem conheço,
Sem ter visto, nem ouvido,
só por que disseram…
Me disseram tantas vêzes…
Que passei a acreditar…
Em gente que eu nunca vi, em deuses que nunca senti.
Em pessoas, que também nunca viram, ou sentiram.
Que aprenderam de ouvido ou de leituras em livros,
chamados de sagrados, ou mesmo divinos.
Escritos por quem nunca viu, só de ouvir dizer…
Lendas e mitos. Milagres e regras criados e criadas nas trevas da "ignorância", nas cavernas do medo em momentos de angústia.
Sem explicação!
Sou divino e mortal.
Não acredito em mim.
Sou um ser humano.
Credor de mentiras criadas para me dominar.
Por pessoas astutas, sabedores, sim senhor!
Do que faziam…
Para me criar em medo, escuridão e ignorância.
Para fazerem de mim um fantoche. Ovelha-Gente!!
Estou falando de quem mesmo?
O tema não é original, e o assunto abordado, não é nada novo. Mas é exatamente por esse motivo que está sendo lembrado. Por ser antigo, mas contudo bem presente, e infelizmente esquecido por muitos.
Por isso ele vai em forma de grito, mas não como qualquer grito. Um grito que foi usado em outras épocas, ousado em certas coisas e vencido pelas circunstâncias.
Um grito de aviso, um encontro marcado pela verdade, um grito gritado para dar juízo. Trata-se de um grito atávico. Um grito de culpa, dramático, político e não poético.
Um grito que teima em se coçar na garganta dos incomodados...
O título se refere a uma obra cinematográfica, e o que me chamou a atenção foi, de como o escritor utilizou-se, para abordar um importantíssimo assunto, e infelizmente quase esquecido.
Um determinado momento, é encontrado só, em uma encruzilhada deserta, um jovem.
Ao ser interrogado por um dos ocupantes do automóvel que por ali passava, o que estava fazendo ali, ele de forma suscinta respondeu; estou aqui desde ontem a meia noite, vim para vender, minha alma ao diabo.
Com certa indignação o homem pergunta, mas você teve coragem de vender sua alma eterna? Ele disse: Sim não estava usando ela para nada mesmo!
Em um mundo egoísta em que vivemos, pouco se para pensar onde estão essas almas, que estão sem fazer “nada”.
Mas não é exagerado lembrar que assim mesmo, alguém é responsável por elas.
Elas estão dispostas de todas as formas imagináveis ou não e nos apresenta sempre de formas diferentes, observe com um pouco de atenção se você é capaz de identificar alguma.
Não seja você mesmo, por favor.
Dizer “eu quero ser eu mesmo” é só uma forma mais sofisticada de dizer “eu quero ser um completo imbecil”.
Sim, porque, na vida, a única forma de escapar da mediocridade é mirar-se num bom padrão, num bom modelo, e correr, custe um olho, um braço, até alcançá-lo.
Com sorte – veja bem: com sorte, nesse esforço, consegue-se deixar de lado um pouco da estupidez que nos aterraria caso déssemos atenção àquilo somente, que achamos ideal.
Com efeito, basta ser “você mesmo” para que a imbecilidade se manifeste plenamente, sem esforços. A tentativa de valorizar-se a si próprio, num estúpido não reconhecimento da superioridade de Deus.
Naquilo que incontestavelmente é superior, só pode levar ao que de pior existe nesse mundo. A duvida.
Devemos seguir um padrão, e esse o de Cristo, se não ao fim, não seremos originais nem inteligentes.
“Todos os caminhos levam a Roma, e essa é a razão pela qual muita gente nunca tenha chegado lá”.
É provável que o cristianismo ainda exista justamente pela infinita variedade de críticas que fazem a ele.
Quem vê de fora acaba por descreditar, com uma crítica que, de tão abrangente, acaba sendo contraditória.
Devemos obter certas respostas, por nossas próprias experiências, e jamais deixar alguém nos dizer, que algo, conceito ou preceito é o certo.
Porque os motivos de outra pessoa nunca será o seu. Mesmo que a pessoa seja da mais alta confiança, quem te garante que ela também não se enganou?
Por isso buscar nossas respostas é condição sine qua nom, para obter nossa própria verdade.
Buscar a verdade significa fazer algumas objeções, e não ficar parado, mas correr atrás de sua própria conclusão.
E isso sem interferência alguma de outros, porque seu melhor juiz, é sua consciência, e o melhor conselheiro,será sempre seu coração.
Saber qual princípio esta certo, e relativamente fácil, porque a melhor maneira de se conhecer a arvore é pelos frutos.
Dogmas, doutrinas, dúvidas. Criadas por pessoas nada ignorantes, mas com interesses. Mesmo que esses fossem os mais nobres possíveis, devem ser contestado, até que se tenha certeza, sobre qual alicerce está edificado.
A formula certa, é a mais simples, a menos egoista e mais universal possível.
Porque existe milhões de “verdades”, mas todas elas devem ser confrontadas até chegar a veracidade de seu propósito.
Existem dois alicerces sólidos e absolutos. Um primeiro verdadeiro, e o outro que a todo custo, foi criado para ser semelhante ao primeiro.
( Mas, lembre-se, semelhante, por mais próximo do genuíno que seja, jamais passará por verdadeiro, na mão do criador). -Podem ser confrontados em (Tg.3- 12~18 e tem sua conclusão em: (Tg. 1- 22~27).
O joio pode até crescer com o trigo, mas não será colhido junto.
-Um pequeno exemplo de como uma verdade pode ser distorcida a fim de atender um propósito. Concluir o motivo de tal, aqui é dispensável.
Mas sua conciencia pode julgar, e concluir a verácidade.
(Ex.1) - Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus,
o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens;
e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu o nome que é sobre todo nome;
para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.(Fl. 1-5~11)
(Ex.2) - Mantende em vós esta atitude mental que houve também em Cristo Jesus,
o qual, embora existisse em forma de Deus, não deu consideração a uma usurpação, a saber, que devesse ser igual a Deus.
Não, mas ele se esvaziou e assumiu a forma de escravo, vindo a ser na semelhança dos homens.
Mais do que isso, quando se achou na feição de homem, humilhou-se e tornou-se obediente até à morte, sim, morte numa estaca de tortura.
Por esta mesma razão, também, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu bondosamente o nome que está acima de todo [outro] nome,
a fim de que, no nome de Jesus, se dobre todo joelho dos no céu, e dos na terra, e dos debaixo do chão,
e toda língua reconheça abertamente que Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.(Fl.2-5~11).
Observe que é tudo parecido, mas uma é a verdade e a outra trata se de uma semalhança.
Cabe a cada um procurar encontrar qual é a verdade.
O que me facilita a conclusão, é saber que o que é verdadeiro e bom, é sempre alvo de plágio. Observe que por "descuido" foi excluido o valor histórico, e contestada a honestidade do escritor. o apostolo Paulo era culto, e profundo conhecedor da história.
Essa conclusão, nos livra de achar que "cada um tem sua verdade", "que ninguém está mais certo que ninguém", "que a vida é caos, acaso, chance", "que cada um precisa encontrar a sua justificativa para viver".
A verdade, encontra-se, no perdão sem limites, que Jesus ensinou, jamais fazendo acepçâo de pessoas.
Perdoando sempre, e nunca condenando quem lhe fosse sincero de coração.
Quanto à qualquer doutrina, religião, organização, ou seja qual nome levar, vir apresentar suas "verdades" confronte-as, com: Amar a Deus, sobre todas as coisas, e o próximo como a ti mesmo. Isso tudo sem que haja qualquer indiferença pelos credos e crenças de seus semelhantes.
Pois foi assim que Cristo confrontou o mundo.
A fé genuína em Cristo Jesus não precisa de complementos, ela existe e subsiste por obra de Deus.
Qualquer afirmação criada, fora essa é simplesmente semelhança da verdade.
“Mas existem outras formas de se olhar o mundo.” De fato.
Existem diversas, e não é preciso ser muito inteligente para perceber isso.
É justamente pelo fato de existirem diversas formas de interpretar a realidade, que a minha opção pelo cristianismo me torna um cristão.
Cada um tem sua experiência unica, mas o encontro com a verdade é sempre contundente. A minha foi marcada por vários milagres. Pois sempre levei minhas objeções ao extremo, por isso as respostas foram evidentes.
O homem é livre para fazer sua própria escolha, e esta pode ser a errada, mas ele não está livre de suas conseqüências.
Ele pode se esquivar da realidade, pode seguir cegamente um curso ou a estrada que quiser, mas não tem como evitar o precipício a frente que ele se recusa a enxergar.
Em resumo, ele é livre para escolher não ser consciente, mas não consegue escapar das penalidades de sua inconsciência: Sua própria destruição.
De quem é a culpa? Há! a culpa é solitária, ninguém a quer, mas ela jamais vive sozinha, e o que devemos evitar a todo custo é morrer com ela.
Que tal nos livrar dela, falando de Cristo ao nosso próximo.
Porque uma boa (dês)culpa pode nos acompanhar a vida toda, mas ela é amiga infiel, no final vai acabar por nos abandonar. E ai, meu amigo, cadê você?.
Se buscar sua resposta agora, talvez poderá escolher, não morrer com a “solitária” culpa.
- "O principio da sabedoria é encontrado na dúvida; duvidando começamos
a questionar, e procurando podemos achar a verdade." (Pierre Abelard)
Boa semana!!
ORGULHOSO EU?
É! eu e meu orgulho...
Estou orgulhoso porque na vida tive o privilegio que poucos conseguem ter.
Estou orgulhoso porque fui amado como poucos na vida são.
Estou orgulhoso porque mesmo em dificuldades tive alguém para cuidar de mim.
Estou orgulhoso porque quando estive errado, tive alguém para não me julgar.
Estou orgulhoso porque mesmo sendo egoísta, alguém me ensinou a amar.
Mas chega de tanto orgulho; ou melhor não!
É que me sinto grato a Deus por me ter feito, filho de quem sou. Sou filho de um homem, que muitas vezes, foi privado de suas próprias alegrias para me dar alguma. Um homem que ainda jovem, decidiu que seria bom marido e ótimo pai. E mesmo, não possuindo tudo, nunca desistiu de seus ideais, nunca fugiu da luta, e olha que não foram poucas.
Sempre trabalhou duro, e nunca reclamou da vida. Um homem honesto, e de valores bem definidos, que nunca nem por um segundo que seja, deixou de ser exemplo de como um homem deve ser.
Sempre amigo, disposto a ajudar quem quer que seja, não importa o dia nem a hora, e que importante pra ele e ser útil, seja como for ele esta presente.
É evidente que não teve todas as alegrias da vida, mas quem as tem?
Mas o certo é, que você sabe que tem um Deus que olha por você, e que vela por sua família, e por isso, é feliz.
Um dia como esse pai, é para homenagear homens como você, que faz a vida ter um sentido. Meus aplausos a você, não por um, mas por inúmeros motivos.
Quero te agradecer, e te dizer mais uma vez estou orgulhoso por ser seu filho.
Aarão, esta no topo de quase todas as listas em ordem alfabética, e claro está no topo da lista no coração de seus filhos, e pelos melhores motivos possíveis.
Por isso é importante dizer. Feliz dias dos pais.
Por muitos motivos, não tenho orgulho algum. Exeto pela minha família.
E tenho um coração grato a Deus por tudo isso.
INVASÃO
Wender diz... Não e tão fácil assim falar desta pessoa, por inúmeras qualidades,que ele tem, mais tudo que meu irmão escreveu a cima, já diz bastante desta pessoa, que sempre deu muito de si para conseguir melhoras para seus filhos. E posso afirmar, ele conseguiu. Hoje uma pessoa realizada neste sentido. Pai obrigado por tudo você é um vencedor.